Didática e Contexto Histórico

 


    A origem da Didática nos remete ao século XVII através de Iohannes Amos Comenius ou mais conhecido como Comênio (1592-1670) que realizou uma obra chamada Didática Magna (Didactica Magna) em 1657, que criava uma proposta de reformar e escolar e educacional. Seu trabalho priorizava uma pedagogia baseada na ‘arte de ensinar’, por ele denominada Didática, termo de origem grega que significa ‘arte’ ou ‘técnica de ensinar’.

Em sua obra Comênio teorizava um cenário pedagógico com ênfase nos meios e no processo e não em formar um homem ideal como era o pensamento conservador dos nobres e clero, pois a maior preocupação que apresenta em seu trabalho era fundamentada em ensinar tudo a todos. Numa perspectiva atual, a didática propõe uma visão de que somos cidadãos do mundo, e detentores do direito de possuir os instrumentos para se apropriar dos instrumentos culturais de nossa realidade.

No entanto, na Magna Grécia, a vida social, cultural e política adquiriu uma nova maneira de se dar: a Palavra como o centro do Poder. Quem tinha a melhor oratória e retórica podia ser ouvido, e a educação acontecia dessa forma. Esse poder era concebido somente aos cidadãos (somente homens e nascidos nas cidades, como Atenas por exemplo). Havia muitos grupos que não possuíam direitos políticos, esses não tinham o poder da palavra.


       A didática instrumental: é elaborada como uma bagagem de conhecimentos técnicos de como fazer pedagogia. Apresentados de forma ampla desvinculam-se dos conteúdos específicos. Já a didática fundamental possui um processo multidimensional de ensino-aprendizagem. Ela não dissocia a competência técnica e o compromisso político, mas se interpenetram. Os projetos pedagógicos devem ser pensados com projetos éticos e político-social.  A didática deve ter por bases a ação educativa constituindo-se em ações sempre voltadas para a realidade circunstancial, cada processo de ensino-aprendizagem é singular e deve ser observado a partir de suas características.

         Tendências Pedagógicas: Um dos autores Paulo Freire e José Carlos Libâneo. Para Freire, há duas concepções de educação: bancária, que serve à dominação (cunho mecânico e voltada para a memorização, que unicamente interessa as elites dominantes) e a problematizadora (possibilitando a construção de um de um conhecimento crítico realizado através da vivencia), que serve à libertação. Como afirma: “Em verdade, não seria possível à Educação Problematizadora, que rompe com os esquemas verticais característicos da Educação Bancária, realizar-se como prática da liberdade, sem superar a contradição entre o educador e os educandos. Como também não lhe seria possível fazê-lo fora do diálogo. [...] O Educador já não é apenas o que educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa.” (FREIRE, 1982, p.78).

    Para José Carlos Libâneo, acredita nas condicionantes sociopolíticos da escola, que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade, de diferentes pressupostos sobre o papel da escola, da aprendizagem, das relações professor-aluno e de técnicas pedagógicas, classificou as tendências pedagógicas em: Tendência Pedagógica Liberal (classificada em: Tradicional, Renovada progressivista, Renovada não-diretiva, Tecnicista.) e Tendência Pedagógica Progressista (Libertadora, Libertária e Crítico-social dos conteúdos). O autor afirma sobre a tendência pedagógica liberal: “A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Para isso, os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, pois, embora difunda a ideia de igualdade de oportunidades, não veva em conta a desigualdade de condições [...].” (LIBÂNEO, 2002, p. 21-22).

Conforme Libâneo, a Tendência Pedagógica Liberal está classificada em:

1- Liberal:

  • a.    Tradicional (transmissão de conteúdos / professor);
  • b.    Renovada Progressivista e Renovada Não-Diretiva (Escola Nova: enfoque no aluno);
  • c.    Tecnicista (transmissão de conteúdos / técnicas).

2- Tendência Pedagogia Progressista: o referido autor esclarece que esta, por meio de suas diferentes tendências pedagógicas, parte da análise das realidades sociais e sustenta implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.

             a. Libertadora (fundamentada nos estudos de Paulo Freire).

           b. Libertária (Fundamentada nos estudos do espanho. Ferrer y Guardiã. Partem do principio que deve haver uma autogestão pedagógica que deve resistir à burocracia com instrumento de ação dominadora do Estado.)

            c. Crítico-social dos conteúdos (fundamenta-se nos estudos de Carlos Libâneo e Dermeval Saviane. Sua principal característica é a difusão dos conteúdos. São conteúdos culturais, universais que se constituíram em domínios de conhecimento relativamente autônomos.)

           Estudaremos agora as Tendências Pedagógicas 2: Baseadas no posicionamento dos educadores e pensadores brasileiros Fernando Becker e Maria da Graça Nicoletti Mizukami. O professor Fernando Becker, defende que existem três diferentes formas de representar a relação ensino-aprendizagem. Denomina essas formas de modelos pedagógicos e epistemológicos: pedagogia diretiva, pedagogia não-diretiva e pedagogia relacional. 

            Pedagogia Diretiva: conforme Fernando Becker, o aluno é uma tabula rasa, sobre a qual é gravado o conhecimento. No perfil da classe o enfileiramento, não oportunizando a relação entre os alunos. Palavra monopolizada ao professor, onde este acredita no ensino onde o aluno apenas escuta e absorve os conhecimentos, aprendendo pelo meio da fixação e repetição. O aluno devesse mantêm em silêncio recebendo passivamente as informações.

 “O professor (P), representante do meio social, determina o aluno (A) que é tábua rasa a cada novo conteúdo. [...] É o modelo, por excelência, do fixismo, da reprodução, da repetição”. (BECKER, 2000, p.19).

              Pedagogia não-diretiva: o professor assume  a função de facilitador, de auxiliar do aluno. “O aluno já traz um saber que ele precisa, apenas, trazer à consciência, organizar, ou, ainda, rechear de conteúdo”. (BECKER, 2000, p.19). Nesse modelo pedagógico há a negação do pólo ensino, atribuindo-se valor absoluto à aprendizagem, o que significa abdicação do professor na sua atuação fundamental docente: a intervenção no processo de aprendizagem do aluno.

           Pedagogia relacional: o aluno já tem um conhecimento construído e que isso serve de base para construção de novos conhecimentos.

    A metodologia  utilizada é aquela que possibilita ao aluno pensar, refletir e interagir. Como lemos: “[...] aprendizagem é, por excelência, construção [...]” (BECKER, 2000, p.24).

    Modelo da Metodologia, abordaremos agora o processo de ensino-aprendizagem, segundo a perspectiva de Maria da Graça Nicoletti Mizukami. Classifica o processo de ensino em cinco abordagens.

    Abordagem tradicional: centrada no professor; Alunos recebem tarefas majoritariamente individuais, maiores interesse na fixação da informação do que no pensamento reflexivo. Relação professor-aluno é vertical, avaliação por meio de provas, exames e chamadas orais.

      Abordagem comportamentalista: O conteúdo transmitido visa objetivo e habilidades que levem à competência. O aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões. Assim, o ensino é composto por padrões de comportamento que podem ser mudados por meio de treinamento. O ensinar consiste num planejamento de reforço sob as quais os alunos aprendem, sendo de responsabilidade do professor, assegurar a aquisição do comportamento.

    Abordagem humanista: O professor, em si não transmite o conteúdo, mas sim dá assistência ao aluno, sendo um facilitador da aprendizagem. O conteúdo advém das próprias experiências dos alunos, e o professor não ensina, apenas cria condições para que os alunos aprendam. Dessa forma, a responsabilidade da educação é fundamentalmente do próprio aluno – o ensino é centrado no aluno.

    Abordagem cognitivista: Aqui a inteligência é o instrumento mais importante para a aprendizagem. A educação consiste no que o aluno aprende por si próprio sem a intervenção do professor. Valorização do trabalho em grupo.

 Abordagem sócio-cultural: Historicidade, processo de conscientização, valorização da linguagem e da cultura do aluno, a verdadeira educação consiste na Educação Problematizadora, Cooperação, união, organização e solução comum de problemas.

       

Frases...

 



Filme sugerido sobre Didática: 
  • Filme Escola da Vida

 

                                                Referências

http://www.consciencia.org/historia-da-didatica

https://construindohistoriahoje.blogspot.com/2014/10/didatica-origem-e-fundamentos.html?m=1

http:/www.construindohistoriahoje.blogspot.com

http://youtu.be/ JBmofZo7kdA 

https://www.google.com/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fnova-escola-producao.s3.amazonaws.com%2FEvPrw2gzQBDwCrCWNapwwr9HPrCPcgk4B9d38rbGHH348rcj3y4fF9EAQEkn%2Fjohan-amos-comenius-1592-1671.jpg&imgrefurl=https%3A%2F%2Fnovaescola.org.br%2Fconteudo%2F184%2Fpai-didatica-moderna-filosofo-tcheco-comenio&tbnid=LAnN5C1TF2va1M&vet=12ahUKEwjWo_aDxdzwAhWxOLkGHdWXCoIQMygAegUIARC-AQ..i&docid=F6iBPC38WY7j5M&w=800&h=905&q=comenio&ved=2ahUKEwjWo_aDxdzwAhWxOLkGHdWXCoIQMygAegUIARC-AQ

https://www.google.com/search?q=principais+frases+de+comenio+sobre+did%C3%A1tica&client=ms-android-xiaomi-rev1&prmd=ivn&sxsrf=ALeKk02Ck-O44vX3BZ1aeHLlcmwCwM5mfQ:1621643732466&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiRqoDVhdzwAhU8r5UCHS4CAvMQ_AUoAXoECAIQAQ&biw=393&bih=766#imgrc=5C0QkOUhAZURCM&imgdii=_estlt2ysFe8mM


UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA

Disciplina Didática II

Orientador: Profº. Me. GENIVAL NUNES DE SOUZA (genivalsouza012724@gmail.com)


COMPONENTES:

Daniel do Nascimento Ramos   /     e-mail: ddnr.lic18@uea.edu.br

Osmar Lucas Correa Ramos    /    e-mail: olcr.lic18@uea.edu.br

Júlio dos Santos da Silva        /    e-mail: jdsds.lic18@uea.edu.br 

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